30 de março de 2011

Resumo da Ópera - Parte 1

Neste "resumo da ópera", veremos os conceitos mais importantes tratados em sala de aula até o momento, por isso um texto mais longo, dividido em duas postagens. 

RESUMO DA ÓPERA / PARTE 1


1. O que é religião
Do latim, RELIGARE que significa entrar em comunhão com as pessoas e com o divino.

Em síntese, a religião é uma expressão do espírito humano que visa explicar as questões finais da existência. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Em geral, a ciência é muito boa em explicar como as coisas acontecem, mas poucas vezes é capaz de explicar o “porque” do acontecimento das coisas. É ai que surge a religião. Somos seres de carência, nascemos para morrer, e ainda assim não aceitamos a morte como destino. Daí então surgem as perguntas: Porque morremos? Temos um destino além da morte? Há alguém que “olha por nós”, a quem podemos recorrer quando nada mais pode ser feito pelas nossas próprias forças?

 A religião é uma tentativa de explicar estas e outras questões.  Uma religião surge quando a pessoas se reúnem, em um grupo específico, para refletir sobre dimensão transcendental da existência. Surge quando enterramos os nossos mortos, quando rezamos pelos nossos doentes, quando desejamos o bem e a paz para as pessoas que amamos e para aquelas que nem conhecemos.


3. Espiritualidade e Fé

A palavra espiritualidade vem do termo latino “espiritus” que, por sua vez, provém do termo grego “pneuma”, que quer dizer “sopro”. Podemos assim dizer que a espiritualidade é o sopro vital que direciona nossa existência para nos tornarmos aquilo que somos. Dentro do contexto religioso a espiritualidade nos encaminha para o encontro com o transcendente, e uma das maneiras de expressarmos nossas espiritualidade é por meio de nossa fé.

Segundo São Paulo, a fé é um dom gratuito de Deus, ou seja, ela nos é dada conforme nossa disposição em acolhê-la. Podemos citar aqui, três exemplos de como a fé “insurge” nas pessoas:

1º exemplo - a fé a partir de situações limítrofes da existência: muita gente passa a ter fé a partir do momento em que enfrenta uma situação mais complicada na vida, como uma doença grave ou um estado de “quase morte”. Quando não temos mais nada para nos apoiar, a fé surge como nossa última instância segura. Tomamos como exemplo, aqui, o filme “Indiana Jones e a última Cruzada”, quando o herói, um aventureiro-arqueólogo, vê seu pai quase morto, para salva-lo, passa a acreditar numa série de situações extraordinárias. Vejamos um trecho do filme:




2º exemplo - a fé construída ao longo da vida: esta costuma ser mais sólida, durante a vida passamos por momentos de maior ou menor expressão da nossa fé, há vezes em que acreditamos mais e há vezes em que acreditamos menos, é preciso constância. Para este tipo de fé, usamos como exemplo, o personagem bíblico “Jó”. Jó era um homem rico, temente a Deus, e de muita fé. Porém, ao perder todos os bens, família e a saúde, Jó passa a questionar a Deus e seus desígnios, ele tem uma “crise de fé”. Ele recupera sua fé, quando diante do próprio Deus, compreende que a vida não é uma ciência exata, mas é composta de momentos bons e ruins, alegrias e tristezas. O Segredo é nos mantermos firmes, sempre crendo que é possível ser e estar melhor do que somos e estamos.

3º exemplo – fé no outro, fé na vida: muitas vezes a fé está associada a uma espécie de “troca” entre nós e o divino, esperamos sempre uma retribuição por sermos crentes. Dessa forma, temos nos exemplos anteriores Indiana Jones, que passou a crer depois que viu seu pai no leito de morte e Jó, que passou a duvidar depois de perder tudo. Aqui, vimos a história de um tipo de fé que independe daquilo que se vai receber em troca, trata-se de uma fé construída por meio de uma relação de confiança mútua, fortalecida por longos anos de amizade, trata-se da história de Pítias e Damon [click para ler], que encenamos em sala de aula.

***
Atividade: Descreva como é, atualmente, sua experiência religiosa e de que maneira você vivencia a sua espiritualidade. Mínimo 5 linhas.


106 comentários:

  1. Laura Achcar Soares Bruno e Isabel Sanchez Schimiti turma:80330 de março de 2011 às 14:59

    muito legal o texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Todo domingo eu vou para uma igreja para rezar para as pessoas e pedir paz a todas as pessoas boas e ruins.

    ResponderExcluir
  3. raphael iglesias 80330 de março de 2011 às 15:04

    texto muito bom

    ResponderExcluir
  4. OS TEXTOS ESTÃO BONS OU MELHOR PERFEITOS MEU PARCEIRO (NICOLA) TAMBEM GOSTOU MAS ACHOU QUE ALGUNS ESTÃO SEM SENTIDO TAMBEM CONCORDO MAS OS VIDEOS NÃO ESTÃO TÃO BONS SEM FOCO, MAL FEITO, ETC. TITULO DO BLOG EU NÃO VOTEI MAS FICOU MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  5. muito legal o blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! não sei como está minha espiritualidadeno momento ainda estou descobrindo..... não acredito em deus por enquanto ,porém me identifico com a religião budista .
    victória junqueira 803

    ResponderExcluir
  6. Mariana S. Maia T80330 de março de 2011 às 15:06

    Eu acho que todos perguntam "porque devemos morrer?" por medo da morte. Tememos a morte por isso a questionamos. Não deveríamos temer a morte, se devemos morrer deveríamos entender. Mesmo sabemdo que um dia morrerei porque Deus escolheu eu temo a morte.

    ResponderExcluir
  7. Amanda Carvalho Monteiro e Analice dos Santos Ferreira30 de março de 2011 às 15:06

    A esperiencia de fé que atualmente vivenciamos é a primeira, a fé que se torna mais expressiva quando se encontra um momento de dificuldade na vida, embora seja preciso acreditar em Deus e ter fé inclusive nos momentos bons, na sociedade atual é díficil manter a fé em Deus em todos os momentos.

    ResponderExcluir
  8. Sofia Magalhães, 80330 de março de 2011 às 15:07

    Minha experiência religiosa é vivida por meio de uma religião Japonesa chamada Perfect Liberty.Sou desta religião desde que nasci e sou extremamente praticante. Vou a igreja sempre que posso,tenho objetos considerados sagrados pela religião pelos quais eu rezo sempre que necessário.Umas das coisas que mais me ajuda a seguir minha vida espiritual a partir desta religião é a minha família,que tem como grande parte peelista.Bem,se quiserem saber mais,vejam aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/PL_Kyodan

    Sofia Ribeiro Almeida Magalhães, Turma 803

    ResponderExcluir
  9. raphael iglesias 80330 de março de 2011 às 15:07

    Texto excelente admiro muito pois nao iria conseguir ter paciencia para criar um blog so para seus alunos comentarem.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse blog, adorei. :).Minha experiência religiosa é muito boa,sou espirita e vou no morro todo sábado de manhã para dar aula. Pelo fato de eu ser espírita, eu não vou a igreja e nem as missas.

    ResponderExcluir
  11. Fábio Moreira Alves Esperança-80330 de março de 2011 às 15:07

    Minha vida religiosa é basicamente nula, a não ser pela escola. Porém, o tipo de fé que vivencio é, quando é, a primeira, a fé quando me vejo em dificuldades. Mesmo não sendo uma pessoa tão religiosa, sou católico de batismo

    ResponderExcluir
  12. João Pedro e Bruno 80330 de março de 2011 às 15:08

    Minha esperiência com deus é baixa , não tenho tanta fé no deus supremo de todos nós.Acho essa mensagem que o blog transmite muito bacana , continue assim. Adorei o Blog Irmão Adriano é o Melhor !

    ResponderExcluir
  13. Marina Brandão - 80330 de março de 2011 às 15:08

    Durante muito tempo eu acreditei em Deus, porque meus pais acreditavam, eu não sabia e nem me interessava muito pelo assunto e nem me dei conta do que se tratava. Porém, quando vim para um colégio religioso comecei a pensar sobre a existência de Deus, e por um segundo pensei "Como assim ?". Para mim, não tem muito sentido, não há razões para isso. Mas ainda sinto uma certa incerteza sobre tudo que penso, às vezes cismo em não acreditar, mas tudo em minha volta perciste em crer, e parece tão óbvio. Portanto, não sei dizer se acredito ou não, no momento...não.

    ResponderExcluir
  14. eu nao possuo religião,porém tenho grande fé.Rezo todos os dias à noite e agradeço ao senhor pela vida que vou levando.nao vou a grandiosa igreja porém creio que mesmo nao praticando posso ter fé.........................

    ResponderExcluir
  15. Geralmente não vou a missas, mas rezo antes de dormir. O blog é muito bom e me ajudará em minhas experiencias religiosas. Por isso a espiritualidade é o sopro vital que direciona minha existência.

    ResponderExcluir
  16. Pedro Speranza Camerano e Castro e Pedro Abib Lima Leal / 803 /30 de março de 2011 às 15:09

    Nossas vidas religioisas são baseadas em uma troca de confiança e favores entre nós e Deus. Um de nós já fez as aulas de catequese no ano passado com a professora Bia. Não frequentamos igrejas, porém rezamos todo dia a noite em casa.

    ResponderExcluir
  17. Ana Beatriz Coelho Rodrigues e Giovanna Novello Petrungaro, 80330 de março de 2011 às 15:10

    Quando eramos pequenas, fizemos catequese por 1 ou 2 anos, após a catequese fizemos primeira comunhão. As vezes nós vamos à igreja. Quando estamos com algum problema viemos a rezar. Nós diriamos que nós somos pessoas bem religiosas.

    ResponderExcluir
  18. Luisa Garcia e Maitê Christino 80330 de março de 2011 às 15:10

    Esse texto está completo e muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  19. Eduardo Penna Metzker/803/0630 de março de 2011 às 15:10

    Muita gente passa a ter fé a partir do momento que ve as suas coisas em risco.
    Quando você está preste a morrer ou está com um doença muito grave as pessoas creem na fé.
    Eu acredito em deus, mas nunca fiz catequese e nao vou a igeja. A minha empregada é crente e vai a igreja toda quarta e fins de semana, quando eu estou doente ou estou passando por dificuldades ela reza por mim e também por minha família e pro chico(meu cachorro).

    ResponderExcluir
  20. Amanda Carvalho Monteiro e Analice dos Santos Ferreira - 80330 de março de 2011 às 15:11

    A esperiencia de fé que atualmente vivenciamos é a primeira, a fé que se torna mais expressiva quando se encontra um momento de dificuldade na vida, embora seja preciso acreditar em Deus e ter fé inclusive nos momentos bons, na sociedade atual é díficil manter a fé em Deus em todos os momentos.
    (comentário repitido devido ao esquecimento da colocação do número da turma)

    ResponderExcluir
  21. Eu não tenho religião, porém acredito em Deus... Rezo as vezes de noite e agradeço pela minha maravilhosa vida. Não vou a igreja mas acredito que mesmo não indo lá, Deus irá me proteger e ter fé...........

    ResponderExcluir
  22. Mariana S. Maia T80330 de março de 2011 às 15:11

    Sou uma pessoa muito religiosa. Minha família inteira é católica, vou à missa todos os domingos e rezo todos os dias antes de dormir. Mas as vezes me questiono se tudo isso que aprendi em família ou na catequese é verdade.

    ResponderExcluir
  23. achei muito bom pois nos ajuda a entender melhora religião e a fé

    ResponderExcluir
  24. O blog esta incrível e legal!Custumo ir na missa aos domingos mas geralmente não tenho ido. Rezo antes de dormir e minha vivência com as pessoas é muito boa.Acho que esse blog vai me ajudar para o resto da minha vida!

    ResponderExcluir
  25. Não sou uma pessoa muito religiosa, mas agradeço a Deus a minha existência e a comida que está na minha mesa todo dia, e me orgulho de estudar no Colégio São Vicente de Paulo e saber que temos um blog tão bom.

    ResponderExcluir
  26. Minha família do lado materno é muito católica, mas eu sou católica não praticante. Meus pais são biólogos e respeitam muito a teoria da criação científica, eu acredito na hipótese religiosa e científica pois para mim as duas se fundem tendo algum sentido. Não acredito muito em Deus, mas respeito a religião e sempre tenho fé.

    Mayara Tubino, turma:803

    ResponderExcluir
  27. Luiza Graça Aranha Carvalho Sette e Izabel de Rohan Rocha Lima, 80330 de março de 2011 às 15:15

    A minha religiao é o Dodecateísmo, ou seja, o Dodecateísmo tenta reviver a religiao Gregos, o politeísmo que consiste em 12 Deuses gregos. Hoje em dia, sao poucos os que praticam essa religião. Eu até cheguei a fazer catequese, mas nao deu muito certo e continuei com o Dodecateísmo. Eu rezo bastante para eles e busco um templo.
    Izabel de Rohan

    Eu não tenho religião, mas sou uma pessoa que tem fé nos meus objetivos. Acredito que há uma força que rege o mundo e as pessoas (destino), mas a maioria dos acontecimentos acontece por nós. Também acho rituais de bruxaria e cultos aos deuses algo muito interessante mas não sigo esse tipo de crença.
    Luiza

    ResponderExcluir
  28. Giovana Memére, 80330 de março de 2011 às 15:16

    Eu certamente acredito em Deus, meus pais acreditam. Às vezes tenho minhas dúvidas sobre o assunto, mas prefiro, sinceramente, não pensar nisso! Quando eu começo a pensar sobre a vida, não sei ao certo sobre minha opinião.
    Eu rezo, vou à igreja, peço e agradeço.
    Vou crescer mais um pouco, e me decidir!

    ResponderExcluir
  29. Não gosto muito de ir a missas e geralmente não vou também em igrejas.
    Mas,rezo antes de dormir por todos os dias que tenho, tive e terei, além de estudar nesse colégio maravilhoso.

    ResponderExcluir
  30. Júlia Fleury e Natália Lopes-80330 de março de 2011 às 15:18

    Achei muito interessante, porque o texto explica o motivo da criação de uma religião e a origem de palavras relacionadas.
    Deus é muito relevante na vida dos que acreditam Nele, mas acho que é só uma explicação para a origem de tudo.
    A fé se aplica em várias situações, além da criação do mundo atraves de deus.
    É um caso muito bom a ser descutido, e acho que deveria ter um espaço para as pessoas trocarem suas opiniões a respeito da criação da vida.

    ResponderExcluir
  31. Eu não tenho esperiência religiosa. Eu acredito em Deus mas não tenho religião. Apenas fui batizado mas não frequento a igreja.
    Nunca fiz primeira comunhão.
    E não sinto falta

    Luca F Bruno Turma:801

    ResponderExcluir
  32. Joana Tavares e Maria Guilhermina. Turma 80130 de março de 2011 às 16:13

    No momento, nós não temos nenhuma religião, porém nós acreditamos que exista alguma força superior que viva acima de nós. Nascemos católicas, fomos batisadas e fizemos a primeira comunhão. Hoje em dia, quando sintimos necessidade, nós rezamos para essa "força superior" pedindo ajuda com as nossas dificuldades.

    ResponderExcluir
  33. Bernardo Nort e Pedro Landim30 de março de 2011 às 16:14

    Pedro Landim e Bernardo Nort
    Achamos que o filme mostrado anteriormente é um otimo exemplo de fé do personagem principal Indiana Jones. O aventureiro passa por uma situação muito complicada para salvar a vida de seu pai. Indiana terá que passar por uma prova de fé!

    ResponderExcluir
  34. Ser querer faltar com o respeito , mas a religião foi algo inventado pelo ser humano primitivo e neandertal para explicar fenomenos naturais (raios,chuvas etc). após um período de tempo, o ser humano estava mais curioso, queria saber o "por quê" das coisas , começaram e inventar rasões impossiveis como uma "força maior" . Agora a ciência está avançando ,todos as coisas terão um porque lógico em breve, lá todos vão passar a pensar como mim e questionar aspectos religios rídiculos (como o fato de nós compartilharmos do corpo de cristo numa missa).

    ResponderExcluir
  35. Antonio Rocha Azevedo (turma 801)30 de março de 2011 às 16:15

    Eu possuo pouca experiência religiosa, não possuo uma religião, mas já fui católico por bastante tempo. Entretanto, perdi minha fé em Deus e em minha espiritualidade, e assim virei ateu.

    ResponderExcluir
  36. Sabrina e Clarice T: 80130 de março de 2011 às 16:16

    Nós acreditamos em Deus e às vezes frequentamos a igreja. Somos católicas, rezamos em situaçoes dificies, antes de dormir e quando queremos ajuda! Quando estamos na igreja, nos sentimos bem e seguras! Como se todos estivessem nos protegendo. Rezar tambem é bom para relaxar, e quando queremos falar uma coisa que sentimos para alguem. Sabrina Seixas e Clarice Gelli
    Turma: 801

    ResponderExcluir
  37. Lucas Rangel Schirmer Turma:80130 de março de 2011 às 16:17

    Eu nunca tive uma experiência religiosa.
    Fui batizado quase nunca vou à igreja.
    Não sinto falta de ir à igreja.
    Não tenho nenhuma religião.
    Acho que não vou acreditar em Deus só havendo uma experiência muito marcante

    Lucas Rangel Schirmer Turma: 801

    ResponderExcluir
  38. Bruno Moledo Turma 80130 de março de 2011 às 16:17

    Tenho expêriencia religiosa. Sou católico, fui batizado e fiz primeira comunhão. Acredito em Deus. Vou quase nunca na missa, porque minha família não tem costume.

    Bruno Moledo
    Turma 801

    ResponderExcluir
  39. Júlia Miranda T:80130 de março de 2011 às 16:17

    A minha experiencia religiosa é bem mista pois eu acredito mais na religião espirita mas tenho grande influencia católica pela minha familia de parte de pai.
    Acho que o site poderia ser um pouco mais alegre e deveria falar tambem coisas intereçantes sobre as DIVERSAS religiões!
    NAO ACEITEM PORFAVOR!!!!!!!!!!!!
    (apenas leiam)
    Júlia Miranda turma:801

    ResponderExcluir
  40. rayane e vitoria 80130 de março de 2011 às 16:18

    Em nosso ponto de vista, esse trabalho explica com clareza as justificativas religiosas para fênomenos naturais o quais ainda não tem uma explicação precisa. Achamos interessante pois com esse trabalho deixou mas claro para a gente alguma duvidas religiosas.

    Vitória Cremona e Rayane Bloise turma: 801

    ResponderExcluir
  41. Eu sou católico e meus pais também, tenho um pouco de experiência católica, já fui Batizado, fiz primeira comunhão, mas eu não vou a igreja com frequência.

    ResponderExcluir
  42. Lucas B. Mosmann Turma 80130 de março de 2011 às 16:21

    Eu não tenho uma experiência religiosa.
    Fui batizado mas não tenho uma religião.
    Não vou a igreja porque minha familia não tem o hábito.
    Lucas Bonato Mosmann Turma 801

    ResponderExcluir
  43. Francisco e Leonardo Turma 80130 de março de 2011 às 16:21

    Nós fomos batizados e já fizemos primeira comunhão no colégio São Vicente.Nós somos católicos por influencia de nossos parentes.Nós vamos à igreja todo mês.
    Francisco P. e Leonardo Leite. Turma: 801

    ResponderExcluir
  44. Artur Malecha Teixeira (801)30 de março de 2011 às 16:22

    Eu sou católico, porém não frequento a missa todo domingo, nem reso todos os dias. Eu já fui batizado e já fiz primeira eucaristia, todavia não pretendo fazer Crisma. Apesar de tudo isso acredito em Deus.

    ResponderExcluir
  45. Caio Paiva e Gabriel Lorenzo30 de março de 2011 às 16:22

    Nós(Caiola e GL) acreditamos que Deus seja uma espécie de força sobrenatural, superior a tudo e todos...Apesar disso, não vamos a igreja nem nada porque não é desse jeito que nós gostamos de exercer a religião, apenas acreditamos que há algo acima de nós, humanos, mortais, macacos e peixes.

    Caio e Gabriel Lorenzo, Turma 801

    ResponderExcluir
  46. Miguel Tápias - Tumra 80130 de março de 2011 às 16:23

    Bom, eu sou católico, acredito em Deus e acho que ele está de olho em tudo que nós fazemos. O texto fala que as pessoas só começam a seguir sua religião após sofrer uma perda, ou quase sofrer. Na minha opinião, as pessoas não precisam perder algo para começar a seguir sua opinião, elas só seguem se quiserem. Abração adriano !

    ResponderExcluir
  47. Giulia Moreira e Luiza Carpenedo Turma 80130 de março de 2011 às 16:24

    Achamos esse filme uma comprovação do que foi dito anteriormente no texto, muitas pessoas passam por situacões semelhantes a essa e acabam adquirindo a fé. Muitos que não acreditavam passaram a acreditar...
    Giulia Moreira e Luiza Carpenedo

    ResponderExcluir
  48. O Deus que nós acreditamos não é exatamente o que as religiões idealizam como Deus. Acreditamos em uma força superior, mas nao sabemos concretizar o que é. Nós não exercemos nossa fé indo a igreja aos domingos, e coisas do gênero, mas nós não deixamos de acreditar nessa força sobrenatural. Manuela Phebo e Patricia Ladogano
    ps: achamos que esse título não chama a atenção dos leitores.

    ResponderExcluir
  49. Lucas W. e Cecilia F.30 de março de 2011 às 16:27

    Bom nós dois somos de religiões diferentes, eu sou espírita e ela é catolica, temos crenças bem similares,nós dois acreditamos emDeus,mas nãonos aprofundamos muito na nossa religião, não vamos a igrejas ou centros religiosos, mas não é por isso que deixariamos de acreditar em Deus, só não temos tanta vontade de estudar nossa religião,mas temos todo respeitopela nossa e dos outros.

    T:801

    ResponderExcluir
  50. Bom, eu nao sou católico mas eu acredito um pouco em Deus e de pensar que ele está ´´de olho`` em nós. Eu acho que eu só vou começar acreditar totalmente em Deus quando acontecer algo como aconteceu no filme do Indiana jones.

    ResponderExcluir
  51. O nome do blog é muito ruim!

    O design também é!

    ResponderExcluir
  52. Guilherme- sou ateu e não acredito em Deus, seguindo os passos de meus pais.

    Eduardo-Eu sou apenas cristão pois não gosto da igreja católica. Meu pai é adventista e minha mãe Católica.

    turma 802

    ResponderExcluir
  53. Fernanda Tavares 80230 de março de 2011 às 16:51

    Eu não sou muito religiosa, minha experiência é pouquíssima, eu acredito em Deus mas não sou católica. Espiritualidade para mim é mais uma coisa de conciência, na minha opinião é você que faz as suas próprias escolhas e não tem nenhuma força que corrija se você fizer a errada.
    Fernanda Tavares, 802

    ResponderExcluir
  54. Tenho fé,acredito em Deus,porém não confio nas igrejas por todo o escândalo que ocorrem nelas e por tudo que aconteceu na sua história. Rezo algumas vezes e tenho uma família bem religiosa.Acho que nao se pode pedir nada à Deus.
    Bernardo Bezerra de Mello Monte Turma 802

    ResponderExcluir
  55. Beatriz Beserra, Turma 80230 de março de 2011 às 16:52

    Com dois anos de idade, fui batizada. Hoje em dia não costumo ir as missas, nem nos domingos. Na quinta série do colégio, fiz catequese no colégio. Depois disso, passei a rezar todas as noites! Só vou a missa quando da minha família falece. :(

    ResponderExcluir
  56. Clara Casé e Ana Cecilia Bentes 80230 de março de 2011 às 16:53

    Apesar de não irmos a Igreja, somo Cristãs e rezamos quando sentimos vontades ou passamos por dificuldades,somos as duas batizadas e as duas fizeram 1ª comunhão, e achamos que acreditar em Deus é algo que é muito importante para quem deseja acreditar Nele.

    ResponderExcluir
  57. Isadora e Joanna 80230 de março de 2011 às 16:53

    Nós acreditamos em Deus, mas não ''exercemos'' muito o nosso catolicismo.Ás vezes vamos à missa.Fizemos a primeira comunhão no Colégio São Vicente de Paulo, na quinta série, com a professora Bia.Temos fé em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  58. Gabriel Gonçalves de Araujo Barbosa da Fonseca, 80230 de março de 2011 às 16:54

    Apesar de ser batisado e ter feito eucaristia, eu nem sempre creio na religião. Eu sou muito mais ligado na ciencia do que na fé. A minha familia não é muito religiosa, com exeção da minha avó e avô paternos. Eu vou na igreja (normalmente) uma vez a cada trimestre.

    ResponderExcluir
  59. Eu sou católico,vou a igreja todo domingo,acredito em Deus tanto quanto acredito em ciencia. Achei o texto muito bem feito, e meus avos me contam histórias assim até hoje e eu realmente acho chato mas fazer o que,enquanto os meus avós estiverem vivos estarei apredendo religião.

    ResponderExcluir
  60. Giovanna Rivoli e João Victor Egidio30 de março de 2011 às 16:55

    Olá Ir. Adriano :)
    Achamos muito legal quem acredita em Deus, e achamos legal tambem termos fé em algo, porem não frequentamos a Igreja, mas fizemos catecismo na quinta série, aqui mesmo no colégio, e gostamos muito. Adoramos o blog !mas o nome poderia ser mais criativo. Tchau.

    ResponderExcluir
  61. Laura Amaral Eiras 80230 de março de 2011 às 16:55

    Não tenho nenhuma religião , porém acredito em Deus,vivêncio minha espiritualidade , ou seja , eu tenho fé quando eu quero que algo aconteça e coloco toda espectativa nessa coisa.Achei esse texto muito legal , pois eu não fazia a MÍNIMA ideia do que era espiritualidade e consegui saber.Obrigada.

    ResponderExcluir
  62. João Pedro e Renan , 80230 de março de 2011 às 16:56

    Fomos batizados e fizemos primeira comunhão, mas não vamos muito á igreja.Gostamos muito da aula e do Irmão Adriano,ele é muito engraçado.O blog é muito legal e criativo.8=

    ResponderExcluir
  63. Eu sou católico, sempre nos monetos mais difíceis eu procuro as palavras de Deus... Eu não vou frequentemente a Igreja, mas toda noite antes de dormir, eu rezo... Pois eu acredito, na verdade. Eu acho que a filosofia antiga era realmente uma das grandes fontes de conhecimento humano até os dias de hoje, por isso eu acredito. Obrigado. João Gabriel, 802.

    ResponderExcluir
  64. Não sou religioso, meus pais também não, nem meus avós, porém eu acredito em Deus. Mesmo não praticando o catolicismo tenho alguns conhecimentos sobre o assunto, e eu gostei muito do texto, achei que explicou bem sobre a religião em si e suas histórias, aprendi muito lendo os textos.

    ResponderExcluir
  65. A minha experiência religiosa é bem pequena, eu sou católica não praticante, sou batizada e fiz primeira comunhão. Para mim espiritualidade é uma força que acontece quando as pessoas mais precisam por exemplo quando algo ruim acontece automaticamente a fé baixa na pessoa



    Maira Tura t802

    ResponderExcluir
  66. Eu não vou a igreja, mas eu acredito em Deus. Eu não rezo muito mas procuro sempre continuo com muita confiança.Minha familia pensa como eu, por isso nossa espiritualidade é semelhante.
    Desse modo que eu pratico a espiritualidade. Antigamente eu não acreditava muito na igreja ,mais faz uns anos que eu começei a acreditar em Deus.

    ResponderExcluir
  67. Oi Ir. Adriano,
    Fui batizada em uma capela em Botafogo.Há dois anos, fiz a minha primeira comunhão, aqui na escola mesmo. Não vou muito á igreja, porém, a noite, eu rezo. Acredito em Deus e tenho muita fé. Minha espiritualidade é muito grande.
    Abraços,Luísa

    ResponderExcluir
  68. Sou católica desde pequena.eu fiz primeira comunhão em 2008, e essa foi a ultima vez que eu fui a missa, além do batizado do meu primo em 2010. Acredito em deus, mas de maneiras bem diferentes. o primeiro exemplo do texto da espiritualidade acho que se encaixa com a maioria das pessoas, e comigo também, pois mesmo quem não acredita muito em deus, quando está com aquele problema, sempre pede uma ajudinha a Deus. esse texto também me fez entender mais um puco de fé e espiritualidade...

    ResponderExcluir
  69. Na minha opinião todos tem fé, nas situacões difíceis todos rezam e pedem a Deus melhoras não só nas suas próprias vidas mas também para a saúde e bem estar dos seus próximos. Eu tenho fé, em Deus , em milagres e em várias outras coisas. Termino esse comentário tentando expressar o minha opinião sobre a fé e espero que a minha opinião seja a verdade.

    Rodrigo Galvão da Costa Miragaya Turma 802

    ResponderExcluir
  70. Laura Bandeira T:80230 de março de 2011 às 17:02

    Quando eu fiz dois anos de idade meus pais decidiram que iam me batizar. Antes do meu pai se mudar para São Paulo iamos na missa nos domingos que eu passava com ele, porém ele se se mudou e eu parei de ir a missa.No dia da minha catequese minha mãe me deu um cordão que tem o Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  71. Eu Valentina não vou muito na igreja,eu faço as minhas oraçoes antes de dormir.
    Eu fiz primeira comunhão eu acho que foi importante para mim conhecer mais a minha religião, porém não acredito em tudo que a igreja católica diz.

    ResponderExcluir
  72. Nathalia e Carol 80230 de março de 2011 às 17:03

    Nós somos católicas, fomos batizadas, fizemos primeira comunhão, porém, não vamos à missa nem rezamos frequentemente, por que não temos hábito, nem insentivo de amigos e família. Adoramos o texto, muito bom!

    ResponderExcluir
  73. Olá Ir. Adriano,
    Não fui batizada, nem fiz catecismo, porém eu acretido em uma força maior que ajuda todos nós aqui. Não vou a Igreja, mas de noite eu rezo para ficar bem. Já temtei ser batizada, porém a Igreja disse que os meus padrinhos tinham que ser casados, então eu dessisti porque eles não eram.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  74. Sou judia, fiz Bat-Mitzvah ano passado e desde então vou a sinagoga de vez em quando, mais ou menos de em 2 meses. Foi muito especial fazer o Bat-Mitzvah pois aprendi muito da minha religiao.
    Fasso minhas rezas toda a sexta feira e pesso diversas coisas.
    Cléo T:802

    ResponderExcluir
  75. O blog está muito legal, tem umas partes bem interessantes.
    Os textos estão maravilhosos irmão Adriano!

    ResponderExcluir
  76. Ótimo blog, excelentes textos do irmão adriano, o único problema é que eu não acredito em nenhuma religião. Apenas na que eu mesmo criei, Ivosexydelicia, só que ela é muito profunda para um mero mortal como você. Além disso as tias da igreja universal sempre me param no caminho para casa.

    ResponderExcluir
  77. Marina Mahfuz e Clarissa Cosenza30 de março de 2011 às 17:41

    como somos de familias nao tao religiosas nós nao a praticamos frequentimente, sendo assim, nao vamos muito à igreja.Porem gostamos muito da nossa religiao (catolica) e admiramos quem a segue fielmente.
    Marina Mahfuz e Clarissa Cosenza T:804

    ResponderExcluir
  78. Eu vivencio minha espiritualidade indo a igreja mas como minha familía não é muito cristã vou pouco a igreja mas tento viver a minha espiritualidade vendo o terço bizantino aos domingos.

    ResponderExcluir
  79. Eu não possuo uma religião definida pois minha mãe nao tem religião e meu pai é judeu. Eu comemoro algumas coisas dos cristãos como pascoa e natal que muita gente comemora, mais eu comemoro quase todas as festas dos judeus e fasso coisas ligadas a essa religião então posso me conciderar judia.
    Irene, 804

    ResponderExcluir
  80. eu não acredito em deus,pois,nunca nada me provou que isso existe.E tambem acho que acreditar em pedir para alguem que você não conhece coisas que provavelmente não irão acontecer não é muito inteligente.Eu não vivencio a minha espiritualidade como esse tipo de pessoa.

    ResponderExcluir
  81. Eu não possuo uma religião certa,porem eu acredito em algo apos a morte.Minha mae é espirita, entaoeu acho estudei um pouco sobre o espiritismo,e tambem ja vi alguns filmes que demonstram a fé como indiana jones.

    ResponderExcluir
  82. Eu Pedro Flores tenho como experiencia religiosa, um batismo e uma eucaristía mas raramente compareço à missa, mas admiro muito minha religião catolica.

    ResponderExcluir
  83. Taynara Rabelo de Oliveira 80430 de março de 2011 às 17:44

    Irmão Adriano, os textos estão ótimos e bem produtivos. Gostei dos argumentos da Campanha da Fraternidade e o tema está exelente!
    As imagens e a página inial do blog estão bem chamativas.
    Eu não tenho muita proximidade com nenhuma religão, mas faço as orações básicas na hora de dormir. E raramente vou à igreja.

    ResponderExcluir
  84. Andreza Mota da S. e Fernanda Braga R. - 80430 de março de 2011 às 17:45

    O Blog está super interessante.
    Sabemos que não é necessário ter uma religião definida, para ter fé e acreditar que há um ser acima de nós que nos colocou aqui hoje!E, é ele que nos permite através da fé, acreditar que há chance de tudo mudar, de tudo melhorar. Ou seja, ele nos faz crêr até mesmo nas coisas com a menor possibilidade de ser feita!

    ResponderExcluir
  85. Carolina Costa turma:80430 de março de 2011 às 17:45

    Atualmente eu não diria que sou muito religiosa, acredito em Deus e pertenço a uma religião, porém não expresso isso nos meus dia dias pois não comparesso a missas ou coisas do genero mas nao deixo de me considerar religiosa já que acredito, rezo e tenho fé.

    ResponderExcluir
  86. Não tenho religião pois acho meio não inteligente você achar que como você não conseguiu realisar alguma coisa alguem tem que realizar por você acho que para algumas pessoas a religiosidade é um geito de fugir da realidade, mas só para algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  87. Eu tenho religião. Sou catolico. Vou a igreja todos os domingos e em dias especiais. Vou a igreja para agradeçer a semana que passou. Eu vou por minha conta e não porque meus pais obrigam.
    Matheus T:804

    ResponderExcluir
  88. Eu Pedro Flores de Souza e Silva da Turma:804 Número:29 com minha experiencia religiosa, como meu batismo e minha eucarestia adimiro muito minha religião católica mas vou pouco a missas.

    ResponderExcluir
  89. Adorei o blog que o meu professor irmão Adriano criou, ficou bem interessante.

    No momento, eu estou muito confusa quanto a minha religião. A família inteira da minha mãe é católica, e eu até fiz a primeira eucaristia. Já o meu pai e sua família são espíritas. Mas eu temo que o catolicismo não seja a religião certa para mim, porque existem muitas coisas da religião católica que eu não concordo. E, além disso, meu pai me explica muitas coisas sobre o espiritismo e eu ja vi vários filmes, que eu me identifiquei muito. Acredito que se eu me converter ao espiritismo, muitas portas se abrirão para mim. Porém, não sei ao certo como meus parentes por parte de mãe reagirão, principalmente meus avós.
    Então, é isso... Espero que gostem do blog!

    ResponderExcluir
  90. Todos esses textos demonstram grandes devoções e revelações de quem nunca tinha decarado a religião como no caso do indiana Jones que em um momento de de dificuldade prosperou dua fé

    ResponderExcluir
  91. Bom, eu pratico a minha religião como ela deve ser praticada. Vou á Igreja todo domingo e eu rezo quando eu vou dormir. Acredito em Deus e em Jesus. E, acredite ou não, eu sei como é o céu. Li um livro q dizia como era. O céu é realmente o paraíso. E os homosexuais não são do mau e nem do inferno. Deus aceita eles normalmente, como ele aceita todo mundo que não é homosexual. Então, é isso.

    ResponderExcluir
  92. Pitias e Damon representam a verdadeira essencia do que idealizamos de amizade e confiança. E o Bento e o Ivo detonam como atores o/..Nãão...
    Não sou a pessoa mais religiosa do mundo, mas fico realmente irritada quando alguem ofende a religiao de outra pessoa, por mais que eu discorde com suas crenças, cada um tem direito de acreditar em alguma coisa, cada um tem direito a sua Fe.

    ResponderExcluir
  93. Sou católica , mas não sou totalmente adepta a essa religião, Até cheguei a fazer a primeira eucaristia.Mesmo nao sendo tão adepta a essa religião comemoro todas as datas festivas católicas, pois meus avós são muito religiosos.
    Ana Carolina 804

    ResponderExcluir
  94. eu acho religião uma forma de provar como tao pequena é a existencia que é muito menor ao plano divino que as religiões tentam demostrar em diferentes maneiras.

    ResponderExcluir
  95. Leon Coser 804

    Eu sou Ateu, porém creio que algo aconteçe após a morte, o que é eu não sei, quando chegar lá vou saber. Eu creio na ciência pois é algo mais claro, porém muitas vezes a explicação de ambas são duvidosas. As duas crenças (religião em geral e a ciência) são apenas teorias, ambas igualmente absurdas, pois em temas como a criação da Terra ambas podem ser verdadeiras, pois ninguém nunca esteve lá para ver.

    ResponderExcluir
  96. Hoje em dia, não demonstro que sou da minha religião. Sou católico e acredito em Deus, mas eu não pratico com frequencia no que eu acredito. Eu rezo ocasionalmente e tenho bastante fé na minha religião. Contudo, pretendo praticar mais.

    ResponderExcluir
  97. Carolina Cardoso e Isabela Pyrrho Turma:80430 de março de 2011 às 17:51

    Nós não vamos muito a igreja católica atualmente. Acreditamos em Deus, que a razão da maioria das coisas na terra existirem é porque Deus quis que fosse assim. Fomos batizadas e fizemos a primeira comunhão, também por um motivo de querer entrar para essa religião.
    Carolina Cardoso e Isabela

    ResponderExcluir
  98. Vinícius Mello 804
    Eu sou católico portanto acredito em Deus,Jesus e no Espírito Santo.
    Vou a igreja em datas especiais no domingo e tambem acredito que algo acontece após a morte.

    ResponderExcluir
  99. Laura Ribeiro Turma 80430 de março de 2011 às 17:52

    Eu sou religiosa, acredito em Deus,tenho fé e rezo, mas não vou á missas regularmente,só em ocasiões especiais e rezo, sim, mas só nos momentos de mais dificuldade na minha vida. Acho que tenho que ter fé em Deus, pois sei que ele deve nos ajudar nos dias que mais precisamos Dele.

    ResponderExcluir
  100. João Pedro de Saldanha Gomes/80430 de março de 2011 às 17:55

    Eu João Pedro de Saldanha Gomes da turma de número 804 cujo múmero se consta como 18 tenho como experiência religiosa um lindo batismo e uma encantadora eucaritía.Não costuma ir muito à mas tento rezar todos os dias antes de dormir.

    ResponderExcluir
  101. João Felipe Beer Rodrigues t:80430 de março de 2011 às 17:55

    Meu nome é João Felipe e não sou catolico.Eu sou messianico uma religião do Japão.Os messianicos acreditam sobre reencarnação apos a morte.Em vez de padres temos os ministros que seriam algo parecido.Meu pai dedica na igreja toda quinta-feira e pretendo ser que nem ele algum dia.Vou aos cultos mensais de gratidão todo mês.
    ASS: João Felipe Beer Rodrigues

    ResponderExcluir
  102. Mariana Farias e Luiza Bonfatti 80430 de março de 2011 às 17:56

    Nós não constumamos frequentar a igreja apesar disso acreditamos em Deus e provamos nossa fé com o batismo e o caticismo.A religião é uma forma de explicar coisas que a ciência não pode nos mostrar e muito menos provar a religião serve para que as pessoas possam ter fé em um ser divino, que de alguma forma pode nos ajudar.

    ResponderExcluir
  103. Juliana e Amanda 80430 de março de 2011 às 17:56

    Apesar de algumas pessoas não terem Fé ou não terem uma religião diferente das demais, deveríamos respeitar as nossas diferençãs. Muitas pessoas não aceitam isso, porque acham que devemos ser todos iguais, ou achama que têm que ser melhores que outros, mas não é bem assim..

    ResponderExcluir
  104. Nesses dias,eu estou praticando menos que antigamente.Eu ia na igreja raramete ,mas acabava indo,hoje em dia eu nunca mais vou.Mas uma coisa eu sei , sempre vou ser católico e acreditar em deus.Eu vou tentar praticar mais agora.

    ResponderExcluir
  105. Theo Baptista Ribeiro T:804
    Eu acredito em Deus e na ciencia.Acredito na evolução e nos fatos cientificos porem tambem acredito que Deus criou todo o mundo e deu o seu tempo de existencia a todas as especies.Também vou a missa na Pascoa e no Natal.

    ResponderExcluir

Olá 8º ano!
Algumas "regrinhas" básicas para os comentários no Blog:
1. Utilizar linguagem adequada, ou seja, sem gírias, palavras de baixo calão e, à medida do possível, com o português correto.
2. Nunca ofenda o professor ou o coleguinha. Tranquilo? "Não faça com o outro aquilo que você não gostaria que fosse feito com vossa excelentíssima pessoa". [Kant]
3. Ao comentar, favor colocar seu nome completo e número da turma abaixo de seu comentário. Não serão aceitos comentários anônimos.

Ler, aprender e dividir o conhecimento. É para isso que estamos aqui!