18 de maio de 2011

A SOCIEDADE DE CONSUMO

Vivemos em uma sociedade onde, o tempo todo, somos convidados ao consumo. Em nosso cotidiano quase não somos convidados para atividades espirituais, para exposições gratuitas de arte e para atividades solidárias. Em contrapartida, para o show do Paul McCartney, que tem ingressos entre 300 e 700 reais, há uma propaganda enorme, nem tem como não ficar sabendo, e de tanto ouvir que é bom, acabamos indo e pagando os preços absurdos que nos cobram. Isso é só um exemplo. Outro exemplo muito claro para demarcar nosso estilo de sociedade é o Shopping Center. Ele é o templo da venda e do consumo, e acabou se tormando o ponto de encontro mais comum entre as pessoas. “Vamos passear no Shopping?” ou “mais tarde a gente se encontra no Shopping” , são expressões muito mais ditas e ouvidas do que “Vamos a igreja?”, “a gente se vê no parque..”, ou “Não podemos perder aquela exposição do matisse!”.

Os meios de comunicação nos bombardeiam com os mais diversos tipos de propagandas, todas elaboradas a partir de pesquisas para saber quais são os gostos dos consumidores. Os agentes da propaganda não nos veem como pessoas, mas como consumidores. Assim, os “bons vendedores” insistem e repetir refrãos como “o cliente tem sempre razão”, “estamos aqui para melhor servir”. Será mesmo?

Vejamos o vídeo abaixo:



Aceitando a “imposição social” do consumo a toda hora e a todo custo, estamos contribuindo para o crescimento de grandes corporações que, muitas vezes, exploram o meio ambiente e as pessoas. Estamos contribuindo para a degradação do planeta, para e a diminuição gradativa da nossa qualidade de vida  e para a exploração de muitas pessoas que vivem em situação de risco social

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Responda na caixa de comertários:
O que posso fazer para diminuir meus hábitos de consumo?